shutterstock_1150601243-1200x583.jpg

18 de fevereiro de 2020 0

Durante os dias de Carnaval é muito importante não pensar apenas na fantasia, mas também nos cuidados com seu corpo para  aproveitar a folia sem preocupação. Confira agora dicas para aproveitar muito bem o feriado de Carnaval.

1-    Proteja-se

Há muitas doenças que podem ser transmitidas através do sexo. O preservativo é um método contraceptivo para evitar gravidez e que também protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), como o HIV, HPV e gonorreia. Por isso, se for para bloquinhos não se esqueça de levar preservativo para a folia.

2-    Cuidados com a maquiagem

Muita sombra com glitter e purpurina são adereços que fazem parte do look de Carnaval de muita gente, mas tem que ter cuidado na hora de utilizar esses produtos, pois podem se acumular nas pálpebras e arranhar a córnea podendo causar desconforto e irritação.

Sendo assim, é importante sempre usar maquiagem sem exagero, com cuidado e de boa qualidade; além disso é essencial retirar toda maquiagem com demaquilante.

3-    Doenças do beijo

Algumas doenças podem ser transmitidas também pela boca. Talvez você já tenha ouvido falar da mononucleose infecciosa, a famosa “doença do beijo”, que pode ser transmitida por esse contato, causando sintomas, como febre e dor de garganta. Outro problema, é a herpes labial, quando surgem bolhas doloridas e pequenas nos lábios, também podendo ser transmitido de pessoa para pessoa.

4-    Use muito protetor solar

Bloquinhos combinam perfeitamente com protetor solar, isso porque ele evitar as queimaduras do sol, câncer de pele, envelhecimento precoce da pele, enfim tudo que esteja ligado ao bem-estar da pele.

É recomendado que seja reaplicado o protetor solar a cada 2 horas, sendo com fator de proteção (FPS) de no mínimo 15, além de evitar pegar sol entre 10h e 16h, assim você garante a proteção da sua pele e se diverte ao mesmo tempo.

5-    Hidrate-se!

O Carnaval acontece na época mais quente do ano, o Verão. E devido o calor, há mais perda de água pelo corpo devido a transpiração.

Segundo o Ministério da Saúde a quantidade de água recomendada para ser ingerida diariamente depende de vários fatores, como idade, peso, se faz atividade física etc; mas o remendado é no mínimo dois litros por dia, pode ser distribuída por consumo também de sucos naturais, água de coco e chás.

Lembrando que beber bastante água nesse calor, ajuda a prevenir, por exemplo, a desidratação, que causa febre, calor intenso, vômito, diarreia entre outros sintomas.

6-    Alimentação

Lembre-se de prestar atenção no que come na rua com vendedores ambulantes, pois algumas vezes o lanche pode estar exposto ao sol ou guardado em lugar inapropriado e causar problemas, como intoxicação.

Fazer lanchinhos naturais com diferentes tipos de pães e recheios, como, por exemplo,  frango, atum, peito de peru, queijo branco e hortaliças (folhas, tomate, cenoura etc), com suco natural de fruta, ajuda a manter a energia do corpo e a repor os minerais e vitaminas que são gastos, assim te ajudar a curtir muito mais a folia.

7-    Roupa

Use peças de roupas leves e de fácil mobilidade do corpo. Além disso, abuse dos acessórios para proteção da exposição ao sol, como óculos de sol, chapéu/boné e guarda-chuva.

Cuide-se sempre!

Além disso, vale sempre se lembrar dos cuidados básicos, como dormir bem, não consumir muito álcool, não exagerar em bebidas energéticas, ter cuidado com seu copo e sempre andar com algum documento de identificação. Na dúvida de o que fazer sempre fale com seu médico!