shutterstock_780769543-1200x801.jpg

7 de fevereiro de 2020 0

O mioma uterino, é o tumor benigno mais comum da pelve feminina e geralmente o alerta surge quando há sangramento fora do período menstrual ou até mesmo em excesso.

Veja os principais tipos de miomas, de acordo com a sua localização no útero são:

• Subseroso – é o tipo mais comum e está localizado na porção externa do útero;
  • Intramural – está localizado nas paredes do útero;
  • Submucoso – é menos frequente, e está localizado na cavidade uterina.

Alguns dos sinais e sintomas da miomatose uterina são:

• Aumento do tamanho do útero e da região do abdômen
  • Período prolongado da menstruação
  • Dores lombares
  • Perda maior de sangue na menstruação ou sangramento anormal
  • Dores abdominais
  • Dores pélvicas com ou sem hemorragia
  • Dificuldade para engravidar
  • Dores durante relações sexuais
  • Incontinência urinaria ou vontade de urinar diversas vezes

Fatores de risco do mioma

As mulheres que mais têm chance de desenvolver a doença são as que tem histórico familiar da doença.

Diagnóstico do mioma

O diagnóstico do mioma é realizado através de exame ginecológico, ultrassom transvaginal e eventualmente histeroscopia e ressonância magnética.

Tratamento do mioma

Para tratar o mioma depende de diversos fatores, como os sintomas, tamanho, localização e desejo de engravidar. Então, dependendo da avaliação clínica pode ser indicada a cirurgia para retirada do útero ou dos miomas, embolização ou tratamento medicamentoso.

Sendo assim, mulheres portadoras de mioma uterino que desejam engravidar devem ser sempre acompanhadas por um ginecologista, pois o tumor pode trazer complicações tanto para a fertilidade quanto para a gestação.

Fazer anualmente um check-up é essencial para manter a saúde em dia. Portanto, agende agora uma consulta na Clínica Fares com um de nossos ginecologistas e fique com a sua saúde em dia para viver saudável e feliz ao lado de quem você ama.

Dra. Denise de Azevedo

Ginecologista e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares