shutterstock_1080226652-1200x800.jpg

14 de fevereiro de 2020 0

Dizem por aí que os melhores momentos da vida são vividos ao lado de pessoas especiais, e temos que concordar. É na escola que há as primeiras descobertas da vida e os amigos de classe, isso segue para a adolescência e vida adulta. Sempre temos amigos nos acompanhando seja no crescimento quanto nas alegrias e tristezas.

E há diversos estudos científicos que analisam o poder da amizade e confirmam seus benefícios para a vida, principalmente à saúde.

Então selecionei alguns dos benefícios e motivos para você manter e fortalecer os laços de amizade que têm e que surgem no dia a dia da sua vida:

1 – A felicidade é contagiante! Então se você estiver feliz há mais chances de deixar o seu amigo do lado mais feliz também.

2- Ter amigos faz muito bem para a saúde. Quem tem bons amigos tem menos chances de se sentir depressivo e com problemas no coração, porque boas emoções influenciam de forma positiva nos batimentos cardíacos.

3- É a melhor forma de compartilhar sensações e experiências. Essa cumplicidade é profunda e gera uma ligação inexplicável, causando cumplicidade e parceria.

Ter amigos nos livra de muitos problemas relacionados à depressão e ao tédio. “Pessoas depressivas tendem ao sedentarismo e a uma dieta desequilibrada”, explica o cardiologista Juliano de Lara Fernandes, do Instituto do Coração, em São Paulo. Portanto, estreitar os laços significa diminuir o risco de estar acima do peso.

Além disso, um estudo da Universidade de Bristol, no Reino Unido, apontou que, se seus melhores amigos praticam atividades físicas, as chances de você também sair do sofá são grandes. Tudo por conta da capacidade de influência das amizades.

4 – Amigos são incentivadores – ter amigos é saber com quem contar em qualquer momento e ele é quem irá te ajudar a sentir motivado para enfrentar as adversidades do dia a dia.

5 – Ajudam a movimentar o corpo – amigos podem motivar uns aos outros e se seu melhor amigo pratica atividade física você também tem chance de sair do sofá, porque muitas influências vêm das amizades.

6 – Você nunca está só – pois sabe que sempre terá com quem contar, seja presencialmente até mesmo através de uma mensagem de celular em um momento importante.

Há outros benefícios, como mais longevidade e relações amorosas mais duradouras quando o casal é acima de tudo amigos.

Viu quanta coisa boa ter amigos por perto pode proporcionar para a vida? Tanto que já dizia Maria Quintana “a amizade é um amor que nunca morre”. Sendo assim vamos celebrar a vida ao lado dos amigos que amamos.

E não se esqueça que a terapia com psicólogo é uma forma de te ajudar a conviver melhor com quem gosta de ter ao lado e a viver bem consigo mesmo. Você pode agendar uma consulta clicando aqui.

Dr. Renato A. Hisamoto

Dr. Renato A. Hisamoto

Psicólogo clínico e membro do Corpo Clínico da Clínica Fares

CRP 06/160807